"Os nossos valores são como pontos que foram costurados para a frente e para trás a fim de criarem uma peça inteira de tecido, toda uma vida. Quanto mais firmes os pontos, mais firme a trama, e melhor o acolchoado. Da mesma forma na vida, quanto mais firme o caráter, mais sucesso e felicidade teremos." Tecendo Sonhos - (Aliske Webb)



sexta-feira, 12 de abril de 2013

Bolsa - aproveitando scraps

Bom dia flor, td bem? Sexta-feira passada deixei as meninas do face curiosas quando postei a foto com pedacinhos de tecidos do meu "momento criativo" e prometi a elas que depois mostraria o resultado final com o passo-a-passo... e apesar do atraso eis-me aqui pagando a dívida... É uma bolsa simples e prática e bem legal pra passear no shopping, no parque, na 25 de Março (rsrsrs), onde usamos os scraps que a gente vai juntando, aliás, patchwork é uma fábrica de scraps, neam? tenho várias caixas, ulalá!!! ... Então vambora fazer essa bolsa?

 

corte 4 retângulos de 10x5,5 estampa 1
corte 4 retângulos de 10x5,5 estampa 2
corte 8 quadrados de 5,5x5,5 estampa 1
corte 8 quadrados de 5,5x5,5 estampa2
corte 1 retângulo de 12x5,5 estampa 3
corte 1 retângulo de 12x5,5 estampa 4

nos quadradinhos trace uma diagonal


pegue um retangulo de 10x5,5 da estampa1 e posicione um quadradinho da estampa 2 sobre ele e costure exatamente na linha traçada (uma dica legal da tia Lili: fazendo uma costura de um pé de máquina ao lado da costura que fizemos na linha traçada, temos um bloquinho de triangulos perfeitos que poderemos usar em trabalhos futuros... sempre faço isso e economizo tecido)... corte entre as costuras... faça a mesma coisa do outro lado do retangulo
faça o mesmo procedimento nos outros retângulos de 10x5x5
(estes são bloquinhos flyn geese)
arrume desta maneira, formando este desenho parecido com um catavento

passe bem e abra as coturas (se quiser)

fica assim (comi as pontinhas do meu pq errei na minha medida), mas o teu vai ficar certo

agora costure as duas faixas de 12x5,5

corte duas faixas de 5,5x5,5

posicione desta maneira e costure primeiro a faixa de cima e depois a faixa de baixo e por ultimo as duas faixas prontas (esqueci de tirar a foto deste passo)
escolha uma outra estampa e costure uma faixa de 7cm na borda superior e outra de 9cm na borda inferior

com a mesma estampa costure faixas de 9cm nas laterais

corte a manta e quilt reto ou livremente

do mesmo tecido das faixas laterais corte a parte de trás e faça o quilt e refile

marque 2cm nas laterais e traçe conforme foto abaixo ... faça a mesma coisa na parte de trás e corte

frente e costa da bolsa prontos
faça o forro no mesmo tamanho
se quiser coloque um bolso
feche a bolsa e o forro nas laterais e fundos... posicione o forro em cima da bolsa e passe uma costurinha vai e vem nas duas laterais  e no fundo (prendendo os dois)... fazendo dessa maneira o forro não fica solto dentro da bolsa
assim

desvire e reserve...

ALÇA
usei uma alça pronta de 2,5cm x1,25m (como seria revestida não me importei com a cor) e revesti deixando uma sobra de tecido nas pontas de 2 dedos (+-3cn)... reserve

ZIPER


meça a bolsa de uma ponta a outra, dê um pique no centro... a minha ficou com 29cm
 
cortei um zíper de 26cm (o zíper deverá ser 3cm menor que a medida superior da bolsa)
corte duas faixas de 26 x 4x e faça uma barrinha de 1cm em cada ponta (direita e esquerda)
faça uma ponteirinha para as pontas do ziper ... corte dois retangulos de 6x5
 dobre ao meio costure nas laterais
encaixe nas pontas e passe uma costura (aki tirei a foto antes de costurar...) eu quis a ponta mais fina, mas vc pode deixar na mesma largura do ziper... se nao quiser fazer a faixinha vc pode usar terminais de ziper...

agora costure as faixas nos dois lados do ziper... não fiz o ziper com forro


rebata a costura
zíper pronto

MONTAGEM DA BOLSA
Nas laterais da bolsa onde serão aplicadas as alças meça 5cm e marque com giz
pegue a alça e dobre a sobra de tecido pra dentro, depois meça 3cm e marque com giz
posicione a alça na marcação de 5cm da bolsa e costure até a marca de 3cm que vc fez na alça, deixando 2cm livres pra cima...

 
posicione o ziper no centro, alfinete e costure o viés

dobre

dobre novamente
faça o acabamento com ponto invisível

bolsa pronta!


E então menina, gostou? Se fizer vem me mostrar, tá? Bjoka e até a próxima...

5 comentários:

Patchcolagens by Edna disse...

Gostei muito do seu pap. Obrigada por compartilhar.
Bom fds.
Bjs da Edna.

Edna Sampaio disse...

Oi Leide!
Adorei essa bolsa e minha filha ja quer uma.. .
Assim q fizer te mostro...
Bjs!!!!!

Patricia disse...

fico sempre encantada com a belez a de seus trabalhos.........meu sonho é fazer um curso de patch mais aqui não consigo encontrar aulas e só com as dicas dos blogs parece que não ingreno.........parabéns está perfeito
bj

Tecendo Sonhos disse...

Ta eu #morrideinvejabranca! Que PAP ótimo menina!! Adorei a bolsa!Linda, linda! Bjobjo Andreza

Edna Sampaio disse...

Oi Leide!!
Adorei essa bolsa e minha filhota quer que eu faço uma pra ela, só q não irei fazer com patchwork, então gostaria de saber qual o tamanho dela, ou seja do forro q vai ser colocado pois dele saberei a frente...
aguardo seu retorno...
E aproveito pra convidar vc a conhecer meu novo blog onde estou colocando minhas artes...
http://ednaartesearteirices.blogspot.com.br/
Bjs!!!

Related Posts with Thumbnails